Ocupando, junto a outros três municípios capixabas, o ranking nacional de cidades que têm apresentado melhores resultados no desafio da eliminação da Sífilis Congênita, de acordo com o a Organização Pan Americana da Saúde (Opas), Colatina agora busca obter o Selo de Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical.
A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Acompanhamento (SAE/CTA), Maria da Conceição Lavagnoli, explicou que Colatina registrou três casos no último ano, e a meta agora é zerar os casos de transmissão vertical (de mãe para filhos).
“Queremos transformar Colatina em referência nesta área, com o reforço e a ampliação de estratégias que resultem em zerar os casos. Para isso, vamos melhorar a testagem que já fazemos e o atendimento do pré-natal, além de ampliar o tratamento para todas as Unidades de Saúde, além das que já são referência no atendimento”, disse Maria.
Capacitação
Para isso, a equipe de saúde está sendo preparada por meio de oficinas de qualificação nas Unidades Básicas de Saúde e maternidades. O treinamento tem parceria com o Governo do Estado e Fundação Espírito Santense de Tecnologia (Fest).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino / Renato Costa Neto
(27) 3711-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Katler Dettmann
Foto: Negrelli