Já se inscreveu para o passeio na Rota da Pereveca? Localizada na região turística de Boapaba e Baunilha, a rota revela um pouco da nossa raiz de imigração alemã, com muita história e delícias culinárias, como a famosa pereveca.
Para saber como chegar, preparamos um mapa com o ponto de encontro da 1ª parada, que fica no Sítio Vovô Arlindo, no Córrego Jacarandá, no distrito de Boapaba.
O passeio está marcado para o dia 29 de maio e segue com inscrições abertas, com opção de café da manhã e almoço.
Pontos de parada:
Sítio Vovô Arlindo
Córrego Santinho
Viveiro Midzenti
Sobrado da Família Frassi
Povoação de Baunilha
Igreja Córrego da Lage
Roteiro
O ponto de partida será o sítio Vovô Arlindo, Córrego Jacarandá, das 7h30 às 9 horas, com credenciamento, café da manhã e visita ao sítio: pousada, cerimonial, capela e área verde.
O passeio passará também por:
Serra da Boa Vista, com apreciação de paisagem, e entrada para a futura rampa de voo livre.
Pousada Blaser, em Córrego Santinho, com Casarão Colonial “Cama e Café”, espaço para confraternização/retiros.
Casarões Colônia Nippes, em Córrego Santinho, com antiguidades, casa de máquinas, biblioteca, história da imigração alemã e da pereveca.
Viveiro Berço das Árvores, em Povoação de Baunilha, com mudas de árvores da mata atlântica, frutíferas e ornamentais e abelhas sem ferrão.
Sobrado da família Frassi, em Povoação de Baunilha, com museu da família e casa de ferreiro.
Igreja de Santo Antônio, em Povoação de Baunilha, com igreja quase centenária.
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Córrego da Lage, local do almoço no centro comunitário a partir das 11 horas, com comidas típicas da região e exposição e venda de produtos da região, além de apresentação de artistas locais.
Pereveca
A nova rota faz referência ao pão de origem alemã chamado de Pereveca (Birewegge). É recheado com banana assada, amendoim torrado, especiarias como cravo, canela, noz moscada e cachaça. O distrito de Baunilha é hoje a única região no estado que produz esse pão.
A palavra “Pereveca” ou “Piraveca” é a pronúncia de “Birewegge”, que significa Pão de Pera. A receita original era feita com frutas secas como pera, figos e nozes. Ao chegarem aqui, os imigrantes não encontraram esses ingredientes e fizeram a substituição por banana assada e amendoim. O rum usado também foi substituído por cachaça.
Serviço:
Rota da Pereveca
Data: domingo, 29 de maio
Horário: 7h30
Local: credenciamento no Sítio Vovô Arlindo, em Córrego Jacarandá A Prefeitura não irá fornecer transporte – Inscrição
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Katler Dettmann / Eduardo Candeias
Arte: Juliana Fiorot