CONHEÇA AS MÃES PARCEIRAS DAS ESCOLAS

CONHEÇA AS MÃES PARCEIRAS DAS ESCOLAS

As mães sempre querem ficar perto dos filhos. De uma forma ou de outra, elas sempre estão por perto. Querem sempre estar presentes, dando o seu apoio, e revelando o seu amor 24 horas por dia.

E quando os filhos vão para a escola, elas estão sempre ali dando um jeitinho de participar mais de perto da vida escolar. Há aquelas que estabelecem uma relação mais estreita com a escola, de parceria, de amizade, de companheirismo, de participação efetiva na gestão, principalmente nos primeiros anos dos filhos.

Em seu poema “Para Sempre” o poeta Carlos Drummond de Andrade fala: “Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra – mistério profundo – de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho”.

Na rede municipal de ensino de Colatina há muitos exemplos de mães parceiras. Uma delas é Eliana Maria Knaak Pinotti, 39 anos, que está sempre na escola do filho Alexandre, 8 anos, do 3º ano do ensino fundamental na escola Carlos Germano Naumann, em Maria Ismênia. “Eu gosto de conversar com a professora dele, saber como ele está para ajudar da melhor forma possível. Nós moramos em Boapaba e eu e meu marido Diego fazemos tudo o que podemos para retribuir a dedicação e o acolhimento da escola que é total com as crianças e famílias”.

Eliana e o filho Alexandre.

Outro exemplo de mãe parceira, também da “Carlos Germano Naumann”, é Joyce Morgado Soares Cavalcanti Pereira, 35 anos, que alfabetizou os filhos Maria Eduarda (8 anos), Luca (6) e Maria Luísa (4), antes mesmo deles frequentarem a escola regular. Especializada em educação especial e trabalhando para um escritório de advocacia, ela é uma mãe educadora que criou “uma rotina de responsabilidade e respeito deles com os professores e todos da escola, e ensinando principalmente que o tempo que ficam no espaço representa a metade do tempo de suas vidas, e que portanto tem que ser bem aproveitado. E eles aproveitam, participando e se envolvendo de verdade das atividades sem problemas”.

Joyce com os filhos Maria Eduarda, Lucca, Maria Luíza e Maria Isis

Simone da Costa Coelho Breder, 39 anos, que trabalha numa empresa do ramo cafeeiro, é mãe de Manuella, de 6 anos, do 1º ano da Escola Frei Isaías Leggio de Ragusa, no bairro São Brás, já conhecia a escola antes do filho estudar, e agora participa do Conselho escolar. “Surgiu a oportunidade de participar e eu aceitei. Sempre estou em contato ajudando no que é possível. Adoro a escola, são todos receptivos, e eu estou sempre lá”.

Simone e a Manuella

A mãe de Miguel Araújo Ferreira, 5 anos, do 1º período vespertino do Ceim Nossa Senhora Aparecida, Thássia de Araújo Ferreira, se considera uma parceira bem legal da escola, que segundo ela, acolhe todos com muito carinho. Eu e meu marido procuramos estar presentes e disponíveis para o nosso melhor”.

Thássia e o Miguel

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Maria Tereza Paulino
Foto: Arquivo

Compartilhe esta notícia

Categorias

Twitter

Invalid or expired token.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.