Entre as atrações do Sanfonilha, o encontro de sanfoneiros de Colatina, que vai acontecer no distrito de Baunilha, a partir de amanhã, está o já conhecido “Menino Sanfoneiro”, Hiago Comério Stoco, de 11 anos, que não só toca muito, mas também canta muito. Ele vai se apresentar no sábado, dia 14, junto a outros participantes do evento, antecipando o show principal, às 21h, da banda “Bicho de Pé”, e promete que vai animar o público que comparecer.
O menino começou a se interessar por sanfona aos quatro anos por causa do avô Odílio Candeias Stoco, que era apaixonado pelo instrumento, mas não sabia tocar. O avô, que faleceu em 2017, dizia que o garoto ia aprender a tocar quando crescesse. E Hiago não esqueceu disso, sua inspiração amadureceu e logo ele manifestou mais interesse em realmente aprender. Conheceu algumas notas com Pedro Fornaciari, de Governador Lindenberg, que emprestou sua sanfona para ele treinar.. Depois um amigo do pai, Pedro Zotelli, emprestou uma Todeschini de 48 baixos, que era menor e melhor para ele tocar.
Em 2021, em plena pandemia, e usando máscara, ele começou a estudar no curso de sanfona da Casa da Cultura, que acontece nas terças-feiras. No mesmo ano, ele ganhou o instrumento de um grupo de amigos do pai, que fizeram uma rifa e compraram uma usada, no Rio Grande do Sul, mas bem conservada e de ótima qualidade. “Custou R$ 8 mil, e tem um tamanho bom para ele. É uma de 120 baixos, e ele pode usar até aos 15 anos, pelo menos. Ele ficou muito emocionado pelo carinho dos meus amigos”, conta o pai Odílio Candeias Stoco Filho. E aí que o garoto não parou mais mesmo, se dedicando ainda mais.
Hiago mora no Sítio Stoco, no distrito de Paul de Graça Aranha, e sua rotina é estudar numa escola local, onde faz o 5º ano, fazer os deveres de casa e estudar com a sanfona. Em casa, ele anima as festas em família, junto com o pai que toca violão e o irmãozinho Enzo, de 4 anos, que ajuda a cantar. Gosta de jogar bola e usa o celular mais para estudar. “Eu não sou muito ligado no celular. Só uso para tirar letra ou com a orientação do professor para alguma música, algum ritmo. Tenho muita facilidade para tirar de ouvido. Eu gosto mesmo é de tocar e cantar”, diz ele.
Ele já fez muitas apresentações. Em Rio Bananal, na festa da cidade, com Michel Teló, e impressionou muito o cantor. “Ele falou para mim para eu abraçar o que eu gosto, que eu vou longe”, afirma Hiago. Também teve a oportunidade de se apresentar com Carlinhos Rocha, que disse para ele que ele é privilegiado, porque ele é levado pelo pai para as apresentações. “É muito bonito isso. Eu queria que fosse assim comigo assim também, quando eu comecei”, disse o cantor.
No Verão deste ano, tocou na praia de Pontal, em Linhares, e foi entrevistado para um programa “Em Movimento” da TV Gazeta. Já se apresentou em rádio e em escolas da região. Em agosto deste ano, ele tocou o “Hino Nacional” em uma solenidade de inauguração de uma obra no município de Governador Lindenberg, com a presença do governador Renato Casagrande, que inclusive se emocionou muito.
Odílio conta que a avó Luísa também costuma acompanhar o garoto nas suas apresentações. Ele é amoroso, carismático, extrovertido e tem profundo respeito pelas pessoas mais velhas, principalmente os avós. Aprendeu a cantar com o pai, a música que o avô gostava muito, “Couro de Boi’’, de Tião Carreiro e Pardinho, que fala da relação entre pai, filho e neto, que tem um trecho que fala “Conheço um velho ditado, que é do tempo do zagaia/Diz que um Pai trata 10 filhos e 10 filhos não tratam um Pai”. Hiago gosta muito dela, e desde então ela faz parte de seu repertório. Quer realizar um sonho, e já disse ao pai, que quer visitar um asilo para cantar para os “vovôs” que estão lá.
“Com muita fé no coração e humildade eu acredito que o meu filho vai longe. Eu e a mãe dele, Graciele, fazemos de tudo para ele realizar seu sonho, e se for da vontade de Deus, ele vai conseguir. Ele gosta de um instrumento que muita gente acha difícil de aprender e onde ele vai as pessoas vão se juntando a ele. Estuda muito para aprender cada vez mais. Eu acredito no seu potencial”, afirma Odílio.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SANFONILHA:
Dia 12/10 – Início às 19h30
Às 21h – Show com Trio Virgulino
Dia 13/10 – Início às 19h30
Às 21h – Dona Zefa
Dia 14/10 – Início às 19h30
Às 21h – Bicho de Pé
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
Contato: (27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Redação PMC
Imagem: PMC