COLATINA SE DESPEDE DO MAESTRO GESY

COLATINA SE DESPEDE DO MAESTRO GESY

O maestro do Coral Municipal de Colatina, Gesy Willian de Freitas, faleceu na manhã deste dia 12 de dezembro, aos 57 anos (24 de novembro de 1966), vítima de um AVC. Ele era servidor da Secretaria Municipal de Cultura e também tinha uma escola de música onde ensinava com orgulho o que sabia. Gesy começou  a tocar acordeon aos 13 anos, seguindo os passos do pai Ailton Cláudio. Desde então, nunca mais parou, construindo uma trajetória que incluía muitos instrumentos, mas com as maiores paixões voltadas para o saxofone e o violão.

“Falar sobre o violão significa falar de sentimentos e emoções que podem ser despertados num simples tanger de cordas, por isso violão é antes de tudo um companheiro capaz de transmitir os sentimentos daquele que o dedilha. Trata-se de um instrumento que tem deixado suas marcas no decorrer da história, se fazendo ouvir em locais humildes e em salões requintados, sendo manuseado por ricos e pobres, jovens e velhos, sem distinção”, dizia Gesy em uma rede social.

Gessy herdou o legado do pai, e agora deixa o seu para os alunos e principalmente para o filho de dois anos, Robert Bruce Banner, que nasceu ouvindo o pai tocar e cantar dentro de casa e também nas suas apresentações. Desde que nasceu, o bebê é chamado pelo pai, tios e avós de “maestrinho”, para continuar seguindo os passos do pai e também do avô.

De acordo com a Secretaria de Cultura, sua formação inicial ocorreu ainda na adolescência, na Banda Sinfônica Walfredo Rubim. No início da década de 90, no Festival de Música Clássica em Colatina, ele chamou a atenção de músicos nacionais e internacionais por sua habilidade com o saxofone e também por sua capacidade de perceber os arranjos, e por isso, foi convidado a fazer um curso de Regência com bolsa em Ouro Preto (MG). Ao retornar, abriu sua escola de música, a “Flash Music”, inclusive com aulas em domicílio. Por muitos anos auxiliou o maestro João na regência da Banda Walfredo Rubim e depois assumiu como maestro.

O Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, publicou em uma rede social uma mensagem de pesar e destacou a importância de Gesy para a cultura da cidade. “Colatina se despede hoje de um de seus grandes artistas. Com seu talento inigualável, o maestro e professor Gesy Freitas ensinou a arte da música para gerações de colatinenses”, disse o Prefeito.

“Ele também era compositor e tinha capacidade de formular arranjos para músicas clássicas, populares e regionais. Fez arranjos para ‘Aleluia de Handel’, para o Hino de Colatina e para o Coral Municipal. Na condição de cantante, tinha domínio de todos os timbres, desde o soprano ao barítono. Sua última apresentação foi em agosto nas comemorações do aniversário de Colatina”, conta o secretário de Cultura, Adilson Vilaça de Freitas.

Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna / Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Redação PMC
Foto: Arquivo PMC

Compartilhe esta notícia

Categorias

Twitter

Invalid or expired token.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.