Cultura forte como o colatinense nunca viu! O ano de 2023 foi marcado pelo maior investimento em Cultura já feito pelo poder municipal em Colatina, com a realização de eventos, festivais de música, repasse de editais, concursos culturais, além de oficinas e cursos de dança, música e teatro. Tudo gratuito para toda a população e também descentralizado, alcançando cada distrito, região e comunidade de Colatina.
Além dos já tradicionais festivais competitivos de música – como o FestCol e o FenaViola, e a Festa da Cidade, em 2023 a Prefeitura promoveu, pela primeira vez, o Arraiá Cola-Colá, o Poente Poético e o Sinfonilha.
Com eles, a população pode curtir o ano inteiro uma programação variada de shows e atrações culturais, movimentando também a economia e turismo em Colatina. Por aqui passaram artistas nacionais e regionais como Alceu Valença, Grupo Revelação, Pitty, Trio Virgulino, Thaeme e Thiago, Vannick Belchior, Zeca Baleiro, Casaca, Amaro Lima, entre outros. Em todos os eventos, músicos e artistas locais, como Samba DL, samba 027, Pedro e Willian, Jarbas e Abdalla e outros, também fizeram a festa dos colatinenses.
O fomento à cultura também contou com o Concurso de Fotografia para estimular a criatividade e envolvimento da população com o patrimônio cultural de Colatina.
Outro destaque de 2023 foi a premiação recebida pela Biblioteca Pública Municipal como Biblioteca destaque do sudeste.
Fomento e editais de Cultura
Após enfrentar dificuldades e um hiato de produções durante a pandemia, os produtores culturais e artistas de Colatina receberam em 2023 todo o acesso e recursos através da execução de leis federais de incentivo à Cultura, como Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
Somente por meio desta última, foram mais de R$ 1 milhão em recursos para produção audiovisual de videoclipes, documentário e curtas-metragens de ficção, além de projetos nas mais variadas expressões artísticas como música, teatro, capoeira e outros, que serão executados em 2024.
Com todos esses avanços, Colatina também está entre os poucos municípios capixabas que têm orçamento próprio para a cultura e ainda investe mais de 90% do previsto nele, segundo informações da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (IBGE).
Turismo em alta
Com incentivo da Prefeitura e junto a parcerias, o município de Colatina entrou para o mapa dos destinos turísticos capixabas com a criação de três rotas: a da Pereveca, a do Mirante de São Pedro Frio e a do Capelleti. Durante todo o ano de 2023, foram promovidos passeios com a população para fomentar os destinos turísticos.
Unindo gastronomia com bem-estar, a Rota do Capeletti ganhou sua primeira edição em 2023 e levou os participantes para percorrer 25 km de estrada, conhecendo diversos atrativos de belezas naturais até o destino de Itapina, distrito reconhecido pela produção do capeletti em suas diversas versões.
O ano também foi de consolidação para a região de São Pedro Frio. Depois de ganhar lei estadual própria em 2021, que instituiu o destino como interesse turístico para todo o estado, podendo receber mais investimentos e recursos, a região têm conquistado os turistas. O mirante, que fica em uma altitude acima de 600 metros, tem sido procurado por quem busca turismo de aventura e uma vista de tirar o fôlego. Ainda pouco explorado, deve receber nos próximos anos novos restaurantes, pousada, cafés, entre outros empreendimentos.
Já a pereveca, que traz um nome peculiar para uma culinária de origem alemã, ganhou até a rede nacional e conquistou o paladar da apresentadora Ana Maria Braga durante reportagem exibida no programa Mais Você. A Rota, que levou centenas de participantes para prestigiar o pão de rocambole, popularizou o nome da cidade de Colatina para todo o país.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessando Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
Contato: (27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: PMC
Foto: Arquivo PMC