CAMINHO DO CAPPELLETTI BATE RECORDE DE INSCRIÇÕES

CAMINHO DO CAPPELLETTI BATE RECORDE DE INSCRIÇÕES

No próximo dia 5, primeiro domingo de maio, acontecerá mais uma edição do Caminho do Cappelletti, passeio turístico que homenageia a culinária e a imigração italiana. A Secretaria de Cultura e Turismo de Colatina já recebeu mais de 900 inscrições.

As inscrições foram encerradas no dia 28 de abril.  Por motivo de logística, a entrega das camisetas, que inicialmente seria a partir do dia 29, foi alterado para a terça-feira dia 30/04.   A entrega será feita na Biblioteca, das 08h às 18 horas, mediante  doação de 01 kg de alimento não perecível, até o dia 3 de maio.

Estrutura 

Neste ano serão sete pontos de apoio com frutas e água, além de atendimento médico. Será disponibilizado transporte gratuito para o retorno dos participantes da Caminhada do Cappelletti.

Na chegada, os participantes serão recebidos no centro histórico de Itapina. O cappelleti estará disponível para venda em barraquinhas, com produção artesanal feita pela comunidade.

Para o Prefeito Guerino Balestrassi, além de movimentar o turismo, o Caminho do Cappelletti gera renda extra para o homem do campo. “O evento do ano passado foi um grande sucesso. Moradores de Colatina e turistas do Espírito Santo e até de Minas Gerais participaram do passeio e elogiaram muito a iniciativa. Este ano estamos aperfeiçoando ainda mais a estrutura da caminhada, que une a história do município e belas paisagens do distrito de Itapina. As ações que estamos desenvolvendo no interior do município potencializam o agroturismo e geram mais emprego e renda para o homem e para a mulher do campo”, disse o Prefeito.

Trajeto

São 25 quilômetros do Centro de Colatina até o distrito de Itapina. O trajeto se inicia na Catedral do Centro, com concentração às 06 da manhã.

Cappelletti

De origem italiana, o nome complicado se refere ao plural de cappelletto, que na tradução original para o português significa “chapeuzinho”. Logo, cappelletti em português equivale a “chapeuzinhos”.

A massa recheada se diferencia de outras pelo formato semelhante a uma miniatura de chapéu, criada para se distinguir de outras como o Ravióli. As massas recheadas são típicas de algumas regiões da Itália. Em Colatina, o distrito de Itapina ganhou reconhecimento na produção artesanal do cappelletti, com dezenas de famílias que têm como principal fonte de renda a venda da massa artesanal em diversos recheios e sabores de molhos.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann /Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
Contato: (27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Redação PMC
Foto: Katia Zanetti Zanotelli

Compartilhe esta notícia

Categorias

Twitter

Invalid or expired token.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.