CARRETA “MULHERES DE LUZ” FICA EM COLATINA ATÉ SÁBADO

CARRETA “MULHERES DE LUZ” FICA EM COLATINA ATÉ SÁBADO

Pela segunda vez a Carreta “Mulheres de Luz” estaciona em Colatina, na Praça Sol Poente, para atendimento exclusivo na área ginecológica. Até sábado, dia 12, a previsão é atender mais de três mil mulheres, com consultas e diversos tipos de exames de saúde feminina, entre eles ultrassonografia, mamografia, doppler e inserção de DIU, e encaminhamentos para outros exames necessários por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O veículo, que faz parte de um projeto itinerante que percorre todo o país e é fruto de uma parceria entre o Brasil e a Alemanha, é equipado com a infraestrutura necessária para todos os procedimentos. Os atendimentos estão acontecendo das 8 às 17 horas. No sábado, as atividades serão encerradas às 12 horas.

Segundo o secretário de Saúde de Colatina, Michel Barth, fazem parte da equipe de atendimento da Carreta três médicos ginecologistas e três radiologistas, e dando o suporte técnico, está atuando uma equipe de 20 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), como técnicos de enfermagem e de outras áreas, realizando o trabalho de acolhimento e direcionamento.

“A presença da Carreta em Colatina faz parte da programação da campanha do Outubro Rosa, que é muito importante para a conscientização e a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero, para poder fazer com que nossas mulheres venham fazer esses exames e a prevenção, valorizando o autocuidado.”

Barth explica que todas as pacientes que já têm as solicitações feitas nas Unidades de Saúde e na Casa da Mulher já estão chegando com o encaminhamento e estão sendo direcionadas para o atendimento.

Também é importante lembrar que nos dias 19 e 26 de outubro, que são dois últimos sábados de outubro, a Casa da Mulher estará também de portas abertas, das 7 às 12h30, fazendo a coleta de material para o exame Preventivo e entregando requisições para a realização de mamografias para as mulheres que estiverem precisando.

“As mulheres estão procurando as Unidades de Saúde para agendarem o atendimento na Carreta, e nós também estamos com várias Unidades fazendo atendimentos estendidos com horários noturnos. Quanto mais mulheres fazerem seus exames, nós teremos mais prevenção e menos doenças. Cuidar das mulheres é o nosso objetivo, o objetivo da Prefeitura de Colatina. A campanha do Outubro Rosa da Prefeitura de Colatina está com uma programação bem extensa, porque a gente quer contemplar o maior número de mulheres possível”, disse Barth.

CASOS

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil habitantes. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

O câncer de colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos cada 100 mil habitantes.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – PMC
Giovana Lanna / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Redação PMC

Compartilhe esta notícia

Categorias

Twitter

Invalid or expired token.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.