Com os constantes alertas de chuvas intensas para todo o Estado, Colatina também está atenta e adotando medidas emergenciais para reduzir os impactos das chuvas nas áreas de encostas e em pontos considerados críticos em todo o município. Hoje pela manhã, ocorreu a segunda reunião do Comitê de Proteção e Defesa Civil, criado pelo prefeito Renzo Vasconcelos e pelo secretariado.
O coordenador da Defesa Civil de Colatina, capitão João Batista Scottá, informou que “as encostas estão sendo monitoradas 24 horas por dia devido às chuvas que vêm caindo sobre a cidade, e que também estão sendo acompanhados os níveis dos rios Doce e Santa Maria. O nível do Rio Doce está dentro da normalidade, abaixo da cota de atenção, mas é preciso ficarmos atentos para socorrer as pessoas caso haja necessidade”.
Ele adiantou que a previsão é de chuvas intensas ainda para a tarde de hoje e alertou os colatinenses para que fiquem atentos aos sinais de alerta disparados pela Defesa Civil e pela Prefeitura. “Vamos sempre atualizar os colatinenses sobre as condições climáticas que afetam a nossa cidade, para que todos se mantenham em local seguro”.
Orientações foram reforçadas para quem mora em regiões de risco, tanto nas encostas quanto nas margens dos rios Doce e Santa Maria. É fundamental que fiquem atentos aos avisos e, caso percebam visualmente a elevação dos níveis, entrem em contato urgente com a Defesa Civil e procurem se abrigar em local seguro ou nas casas de parentes e amigos.
O Comitê vem definindo as ações necessárias para o atendimento à população. Quatro escolas do município já estão com seus espaços disponíveis, caso haja necessidade de receber os afetados, preparadas com infraestrutura e logística adequadas. As escolas estão limpas, com banheiros e cozinhas em manutenção permanente, para que as pessoas tenham o conforto necessário.
A Prefeitura solicita que, em caso de ocorrências mais graves, a Defesa Civil Municipal seja acionada imediatamente pela população. Além disso, alerta que, havendo riscos de desabamento ou enchente, as pessoas devem deixar suas casas.
Disque Defesa Civil – (27) 99883-0305
Foto: Assessoria PMC