Vigilância Ambiental cria canais de comunicação com a população

Vigilância Ambiental cria canais de comunicação com a população

Com a explosão de focos do mosquito da dengue em Colatina, a Coordenação de Vigilância Ambiental coloca à disposição da população os seus canais de comunicação. Os moradores poderão fazer contato e solicitar a passagem do carro fumacê nos seus bairros, por meio de três números de telefones e um e-mail. A Vigilância explica que mediante as informações que os moradores forem passando, será feito um cronograma para a passagem do carro, seguindo a ordem de prioridade conforme a situação mais emergente com a identificação do maior número de focos.

O carro que passa em baixa velocidade, em horários estratégicos, quase sempre no finalzinho do dia e de menor movimentação de veículos e moradores, pulverizando o inseticida, o popularmente conhecido por “fumacê” (devido à nuvem de fumaça branca que sai de um equipamento chamado termonebulizador, e é espalhada pelas ruas e residências) é uma das formas de tentar matar o mosquito aedes aegytii, o transmissor da dengue e também de outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela.

O Ministério da Saúde recomenda o uso somente em locais onde há casos comprovados das doenças. Seu uso deve ser feito para o combate ao mosquito e nunca de forma preventiva. A nebulização é uma medida que elimina apenas os mosquitos adultos e não exclui a necessidade de eliminar os criadouros. O fumacê tem ação temporária e pontual quando faz nebulização espacial, e por isso não é considerado o método ideal para acabar com o mosquito, pois na verdade a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito é acabar com os criadouros e não usando inseticida.

A temperatura e o clima afetam a eficácia do inseticida, pois a chuva, o calor intenso e os ventos acima dos seis quilômetros por hora diminuem a eficácia do produto. O ideal é o fumacê ser usado no começo da manhã e no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e quando a fêmea do mosquito está com fome e quer picar as pessoas.

A fumaça é espalhada sem prejuízos à saúde. As aplicações são feitas de modo que a população não seja colocada em risco, nem o meio ambiente seja afetado, e que principalmente não haja resistência do mosquito, eliminando-o totalmente. Não faz mal à saúde porque o inseticida não é duradouro ou recorrente, o que pode causar intoxicação. Os moradores são avisados antecipadamente pela Secretaria para que no momento da passagem do veículo, deixem as portas e janelas abertas.

A eficiência do carro fumacê está diretamente vinculada aos cuidados da população com a limpeza dos quintais das residências pois o inseticida elimina apenas os mosquitos e não as larvas. Por isso, os moradores devem eliminar locais e objetos que possam acumular água parada, antes mesmo da passagem do carro, para que o trabalho se dê de forma efetiva. As equipes dos agentes do CCZ circulam pelos bairros e localidades do interior, contemplados no cronograma da Secretaria, para orientar a população sobre as medidas preventivas e de manejo do ambiente para o combate ao aedes aegypti.

Importante informar também à população que o inseticida usado no fumacê não é encontrado para comprar, como algumas pessoas querem saber, pois ele é distribuído pelo Ministério da Saúde aos Estados, que repassam aos municípios. Sua venda é controlada para evitar uso excessivo e assim fazer os mosquitos criarem resistência à fórmula.

Contatos da Vigilância Ambiental
3721-1681, 3721-1978 ou 3177-7000
e-mail: ccz@colatina.es.gov.br

Fotos: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina

Informações à Imprensa:
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social
(27) 3177.7000
imprensa@colatina.es.gov.br

Compartilhe esta notícia

Categorias
Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.