Com a proximidade do início do ano letivo, a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes. O objetivo é garantir que todos tenham sua situação vacinal regularizada garantindo assim um ambiente escolar mais seguro, prevenindo a disseminação de doenças evitáveis e promovendo a saúde coletiva.
Para obter o certificado de imunização, os pais ou responsáveis devem se dirigir a uma Unidade de Saúde mais próxima ou ir até a Sala de Vacina Central, na Estação. O profissional de saúde vai verificar o cartão de vacinas e, caso todas as doses necessárias estejam em dia, o documento será carimbado e assinado. Esse comprovante deve ser apresentado na escola. Caso alguma vacina esteja pendente, ela será aplicada, por isso é fundamental levar a criança.
“Garantir que nossas crianças e adolescentes estejam com a vacinação em dia é uma questão de saúde pública. A apresentação do comprovante vacinal para a matrícula escolar não é apenas uma formalidade, mas uma medida essencial para proteger nossos estudantes e toda a comunidade. Contamos com a colaboração dos pais e responsáveis para que busquem as unidades de saúde e assegurem que seus filhos estejam devidamente imunizados. Juntos, podemos construir um ambiente escolar mais seguro e saudável para todos”, afirmou o secretário de Saúde de Colatina, Dr. Raul Amicci.
Caso os responsáveis não apresentem a Declaração de Situação Vacinal no ato da matrícula, a escola vai orientá-los a regularizar a situação dentro de um prazo de 30 dias, a contar a partir do início do ano letivo da Rede Municipal de Colatina.
“Manter o calendário vacinal atualizado protege não apenas os estudantes, mas toda a comunidade escolar, prevenindo surtos e garantindo um ambiente mais seguro para todos”, disse Josiane Passamani, Superintendente de Saúde de Colatina.
Importância da Situação Vacinal
- Prevenir doenças transmissíveis, como sarampo, caxumba, rubéola, meningite e coqueluche, que podem se espalhar no ambiente escolar.
- Garantir um ambiente mais seguro para todos os alunos, professores e funcionários.
- Reduzir o risco de surtos, protegendo inclusive aqueles que, por razões médicas, não podem se vacinar.
- Fortalecer a cultura da vacinação, incentivando os responsáveis a manterem a carteira de imunização sempre atualizada.
Foto: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Colatina
Informações à Imprensa:
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social
(27) 3177.7000
imprensa@colatina.es.gov.br