A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social abriu a programação nesta quarta-feira (21), na Câmara de Vereadores, com o tema “Reconstrução do SUAS – o SUAS que temos e o SUAS que queremos ”, e palestra magna da psicóloga e subsecretária de Assistência Social de Vitória, Graziella Almeida Lorentz. O encontro é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) junto com a Prefeitura de Colatina.
Entre os principais temas debatidos na palestra estavam financiamento para melhor execução das políticas de proteção social e metodologias de acompanhamento e avaliação dos serviços assistenciais.
O secretário municipal de Assistência social de Colatina, Michel Bertolo, também participou da cerimônia de abertura e destacou os avanços da gestão na implementação das políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Colatina. Entre eles, o prontuário eletrônico para atendimento e acompanhamento dos serviços, a premiação alcançada pelo Programa Criança Feliz e ainda o mapeamento e diagnóstico de todos os serviços ofertados no município que serão realizados nos próximos meses. “Vocês têm condições de mudar a vida das pessoas,, e as propostas que saírem daqui serão extremamente importantes para os avanços do nosso trabalho e acolhimento à população”, ressaltou Bertolo.
Junto ao secretário, também compuseram a mesa de abertura a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria do Socorro Santana, e a representante dos usuários do SUS e do movimento LGBTQIA+ de Colatina, Nathália Bittencourt. O evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil organizada, usuários das políticas públicas locais e estudantes.
PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ JULHO
No dia 26 de junho se iniciam os debates dos Grupos de Trabalho, que vão selecionar propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual. Os participantes inscritos poderão escolher entre os temas: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda. Confira mais aqui!
Já na Plenária Final, marcada para o dia 13 de julho, serão eleitos seis delegados, sendo metade representante do poder público e metade da sociedade civil organizada, além dos suplentes.
GRUPOS DE TRABALHO
Grupo de Trabalho Eixo 1 – FINANCIAMENTO: ( 26 de junho), das 08h30 às 12h, no Auditório do SENAC
GT Eixo 2 – CONTROLE SOCIAL: (28 de junho), das 08h30 às 12h, no Lar Fabiano de Cristo
GT Eixo 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: (04 de julho), das 08h30 às 12h, na APAE
GT Eixo 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: (06 de julho), das 08h30 às 12h, no CREAS NORTE
GT Eixo 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: (10 de julho), das 08h30 às 12h, no Auditório do SENAC
Plenária Final: (13 de julho), das 8h às 12h, na Câmara Municipal
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Texto e foto: Katler Dettmann