No próximo dia 5, primeiro domingo de maio, acontecerá mais uma edição do Caminho do Cappelletti, passeio turístico que homenageia a culinária e a imigração italiana. A Secretaria de Cultura e Turismo de Colatina já recebeu mais de 900 inscrições.
As inscrições foram encerradas no dia 28 de abril. Por motivo de logística, a entrega das camisetas, que inicialmente seria a partir do dia 29, foi alterado para a terça-feira dia 30/04. A entrega será feita na Biblioteca, das 08h às 18 horas, mediante doação de 01 kg de alimento não perecível, até o dia 3 de maio.
Estrutura
Neste ano serão sete pontos de apoio com frutas e água, além de atendimento médico. Será disponibilizado transporte gratuito para o retorno dos participantes da Caminhada do Cappelletti.
Na chegada, os participantes serão recebidos no centro histórico de Itapina. O cappelleti estará disponível para venda em barraquinhas, com produção artesanal feita pela comunidade.
Para o Prefeito Guerino Balestrassi, além de movimentar o turismo, o Caminho do Cappelletti gera renda extra para o homem do campo. “O evento do ano passado foi um grande sucesso. Moradores de Colatina e turistas do Espírito Santo e até de Minas Gerais participaram do passeio e elogiaram muito a iniciativa. Este ano estamos aperfeiçoando ainda mais a estrutura da caminhada, que une a história do município e belas paisagens do distrito de Itapina. As ações que estamos desenvolvendo no interior do município potencializam o agroturismo e geram mais emprego e renda para o homem e para a mulher do campo”, disse o Prefeito.
Trajeto
São 25 quilômetros do Centro de Colatina até o distrito de Itapina. O trajeto se inicia na Catedral do Centro, com concentração às 06 da manhã.
Cappelletti
De origem italiana, o nome complicado se refere ao plural de cappelletto, que na tradução original para o português significa “chapeuzinho”. Logo, cappelletti em português equivale a “chapeuzinhos”.
A massa recheada se diferencia de outras pelo formato semelhante a uma miniatura de chapéu, criada para se distinguir de outras como o Ravióli. As massas recheadas são típicas de algumas regiões da Itália. Em Colatina, o distrito de Itapina ganhou reconhecimento na produção artesanal do cappelletti, com dezenas de famílias que têm como principal fonte de renda a venda da massa artesanal em diversos recheios e sabores de molhos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann /Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
Contato: (27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Redação PMC
Foto: Katia Zanetti Zanotelli