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Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania

Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania

Assistência Social SERVIÇO:
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PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Público Alvo: Gestantes e crianças de 0 a 36 meses, inseridas no Cadastro Único e de 37 a 72 meses beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: 

Requisição de serviços de assistência social ou de políticas públicas setoriais, busca ativa nas redes socioassistenciais, e nas políticas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e direitos das crianças e dos adolescentes, entre outras. 

Serviços Ofertados: 

  • Realização de visitas; Apoiar e acompanhar o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância; 
  • Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; 
  • Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação das crianças atendidas;
  • Incentivar e qualificar a oferta de serviços e benefícios socioassistenciais, nos diversos níveis de complexidade, potencializando a capacidade de atenção e apoio para famílias com crianças na primeira infância; 
  • Fortalecer a intersetorialidade nos territórios, por meio da articulação e integração das políticas públicas setoriais, considerando a referência do CRAS nos territórios, de modo a tomar possível o acesso planejado das famílias às diferentes ofertas existentes no território;
  • Mobilizar e capacitar de maneira permanente e compartilhada os diversos profissionais que atuam com o público em questão, o que incluiu a articulação entre os diversos entres federados, a disseminação de informações, orientações e organização e participação em eventos conjuntos para essa integração. 

Local e horário de funcionamento: 

Programa Criança Feliz, situado a Rua Pedro Epichin, nº 260, Bairro Colatina Velha, Colatina-ES (próximo ao batalhão da Polícia Militar). E-mail: pcfccolatina@gmail.com / dmalaguttisemas@gmail.com – Instagram: @criancafeliz_colatina – Telefone (27) 3177-7085 / 99688-5504. 


Divisão Territorial: 

Vicente Soella, Amarílio Caiado Fraga, Ayrton Senna, São Miguel, São Marcos, Santo Antônio, São Pedro, Honório Fraga, Colúmbia, São Brás, Operário, Bela Vista e Colatina Velha.Canais de Atendimento: o serviço pode ser acessado de forma espontânea, através do comparecimento a sede do Programa. 

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APADRINHAMENTO AFETIVO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Público Alvo: crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento ou em famílias acolhedoras e nos Centros de Referência da Criança e do Adolescente de Colatina CERCRIA I e CERCRIA II.

Quem pode solicitar: Adulto maior de 21 anos, que não esteja inscrito no cadastro de adoção, residente no município de Colatina, com disponibilidade emocional e de tempo.

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: quem pode ser apadrinhado: crianças e adolescentes acima de 07 anos de ambos os sexos, em situação de acolhimento institucional, destituído do poder familiar, com remotas possibilidades de reintegração a família de origem ou extensa, devidamente autorizadas judicialmente ao apadrinhamento; Crianças menores de 07 anos poderão participar mediante autorização judicial se estiverem com poder familiar suspenso ou destituído e apresentarem condições de saúde especiais que dificultem sua colocação em família substituta na forma de adoção. Documentos Necessários:

- Cópia da Carteira de Identidade (RG);
- Cópia do Cadastro de pessoa física (CPF);
- Cópia do Comprovante de Residência;
- Cópia do Comprovante de Renda;
- Certidão Cível e Criminal Negativa;
- 02 Fotos 3X4, recentes;
- Declaração emitida pela Vara da Infância e Juventude do Município que o candidato reside, comprovando não estar inscrito no cadastro de adoção;

Se o postulante a padrinho afetivo for casado ou estiver em união estável, será necessária também a apresentação dos documentos pessoais relativos ao cônjuge ou companheiro.

Serviços Ofertados: Padrinho Afetivo – é aquele que visita regularmente a criança ou adolescente, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando-lhe a promoção social e afetiva, revelando possibilidades de convivência familiar e social saudáveis que gerem experiências gratificantes; Padrinho Prestador de Serviços – consiste no profissional ou empresas que, por meio de ações de responsabilidade social junto às instituições, se cadastrem para atender às crianças e aos adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade, apresentando um plano de atividades; Padrinho Provedor – é aquele que dá suporte material ou financeiro à criança ou ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou contribuição financeira para alguma demanda específica da criança ou adolescente.

Local e horário de funcionamento: Rua Pedro Epichin, nº 260, Bairro Colatina Velha (sede da SEMAS), próximo ao Batalhão da Polícia Militar), segundo andar. E-mail: equipetecnica.cercria@gmail.com – Telefone: (27) 3721-1472.

Canais de Atendimento: Realizar contato com equipe técnica dos Serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes – Centro de Referência da Criança e do Adolescente de Colatina – CERCRIA I e CERCRIA II, para atendimento com os mesmos.

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BENEFÍCIO EVENTUAL FUNERAL

Público Alvo: famílias de vulnerabilidade social e risco social, cuja renda mensal seja inferior a meio salário-mínimo.

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: Comprovante de Residência atual em nome do falecido; Declaração de óbito fornecida pelo Hospital ou RG do DML ou Certidão de Óbito; CPF e documento de identificação com foto do requerente; Comprovante de Renda do Requerente (CTPS, contracheque, extrato de pagamento de benefício ou documento equivalente – para aposentados – Folha de Resumo do Cadastro único ou Encaminhamento Técnico Socioeconômico de Nível Superior), assim como comprovante de renda dos moradores de sua residência, maiores de 18 (dezoito) anos.

Serviços Ofertados: benefício previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), oferecido às famílias de vulnerabilidade social, para atendimento às necessidades pós morte de um de seus provedores ou membros como despesas de uma funerária, aplicação de formol e translado na região do município de Colatina.

Local e horário de funcionamento: O serviço funciona 05 (cinco) dias por semana, das 08h às 17h, podendo haver alterações em seu funcionamento, mediante autorização da SEMAS, conforme a necessidade do local e em atividades complementares eventuais a noite, em feriados ou finais de semana.

Canais de Atendimento: Atendimento presencial feito junto ao CRAS Central, situado à Rua Senador Atílio Vivácqua, nº 85, Centro – Colatina-ES. CEP: 29.700-201. E-mail: crascentralcolatina@gmail.com – Telefone: (27) 99775-4217 / 3721-9215.


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CENTRAL DE CADASTRAMENTO/ATUALIZAÇÃO CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL

Público Alvo: família com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, ou que recebam até 03 salários-mínimos de renda mensal total.

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço:

- Cartão Auxílio Brasil (Antigo Bolsa Família);
- Recibo de água ou energia atual;
- Original Carteira Profissional de todas as pessoas, a partir de 14 anos (obrigatório);
- Original Contracheque atual para todos os moradores da casa com vínculo INSS;
- Original Carteira de Identidade, Título de Eleitor e CPF do responsável familiar e demais moradores;
- Original Certidão de Nascimento/Casamento de todas as pessoas que residem no domicílio;
- Declaração Escolar atual de crianças/adolescentes com idade entre 06 a 18 anos (validade 15 dias;
- Telefone para contato (indispensável);
- Termo de Guarda das crianças que não residem com a mãe/pai;
- Declarações de rendimento do INSS para: aposentados, pensionistas, quem recebe pensão alimentícia, Benefício de Prestação Continuada (BPC). (Não será aceita CNH).

Serviços Ofertados: o Cadastro Único é a porta de entrada para fins de inclusão em programas socioassistenciais do governo federal, sendo um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Um dos programas supracitados é o Auxílio Brasil. Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que um membro da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa – chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter pelo menos 16 anos.

Local e horário de funcionamento: Central de Cadastramento Atualização Cadastro Único/Programa Auxílio Brasil, situado à Rua Pedro Epichin, nº 260, Bairro Colatina Velha, Colatina-ES (próximo ao Batalhão da Polícia Militar). E-mail: cadunicopmc@yahoo.com.br – Telefone (27) 3177-7020 / 3177-7203 / 99809-4605 (whatsapp). Horário de Funcionamento: 07h às 17h, de segunda a Sexta-feira.

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CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

Público Alvo: Famílias e indivíduos em situação de grave de proteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Auxílio Brasil (Antigo Bolsa Família) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: CPF e documento oficial com foto, de todos os integrantes da residência; Comprovante de Residência e Comprovante de Renda.

Serviços Ofertados: Oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF; Gestão territorial da rede socioassistencial de Proteção Social Básica; Oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para crianças, adolescentes e idosos; Apoio e orientação para requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC); Oferta de Benefícios Eventuais, Cesta Básica, Natalidade e Funeral (sendo o funeral somente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Central); Atendimento acompanhado de famílias em descumprimento de condicionalidade do Programa Bolsa Família e registro no Sistema de Condicionalidade (SICON); Apoio e orientação para obtenção de documentação civil; Orientação e emissão de Carteira do Idoso; Apoio e Orientação para requerimento de Passe Livre Interestadual; Apoio e Orientação para requerimento da Carteira do Autista; Articulação, apoio e participação em programas sociais instituídos em âmbito federal, estadual ou municipal, conforme designação da Secretaria de Assistência Social (SEMAS).

Local e horário de funcionamento: O CRAS funciona 05 (cinco) dias por semana, das 08h às 17h, podendo haver alterações em seu funcionamento, mediante autorização da SEMAS, conforme a necessidade do local e em atividades complementares eventuais desenvolvidas a noite, em feriados ou finais de semana.

- CRAS Central – Rua Senador Atílio Vivácqua, nº 85, Centro – Colatina-ES. CEP: 29.700-201. E-mail: crascentralcolatina@gmail.com - Telefone: (27) 99775-4217 e 3721-9215.

- CRAS Brunório SerafiniRua José Barroso, nº 159, Bairro São Vicente – Colatina-ES. CEP:29.700-480. E-mail: crassaovicente@gmail.com - Telefone (27) 99746-6163.

- CRAS Colúmbia – Avenida Pardal, nº 257, Bairro Colúmbia – Colatina-ES. CEP: 29.709-330. E-mail: crascolumbia@gmail.com - Telefone: (27) 3721-8015/99738-6515.

- CRAS Arlete Tardim – Rua Maria Cesana Pancieri, s/nº, Bairro São Miguel – Colatina-ES. CEP: 29.704-760. E-mail: crasarletegiuberti@gmail.com – Telefone: (27) 99853-4152.

- CRAS Vila Real – Rua Adelina Spelta, nº 255, Bairro Vila Real – Colatina-ES, CEP: 29.706-717. E-mail: crasvilareal@yahoo.com.br – Telefone: (27) 3721-6114 / 3721-8072 / 99749-0052.

- CRAS AYRTON SENNA – Rua João Batista do Vale, nº 893, Bairro Ayrton Senna. CEP: 29.705-540. E-mail: crasayrtonsenna@gmail.com – Telefone: (27) 99774-2925 / 3723-6358.

Canais de Atendimento: Por procura espontânea, quando por livre iniciativa o usuário de dirigir à unidade; Por busca ativa, ou seja, quando ocorre a procura intencional do usuário por parte da equipe do CRAS, seja por deslocamento, utilização de outros meios, como contato telefônico ou parcerias estabelecidas com a rede de serviços do território; Por encaminhamento da rede socioassistencial, ou seja, através de outro CRAS, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e unidades da proteção social especial de alta complexidade; Por encaminhamento das políticas públicas como saúde, educação, dentre outras; Por encaminhamento de órgãos da justiça e do Ministério Público.

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CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)

Público Alvo: famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência: violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Auxílio Brasil (Antigo Bolsa Família), em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Serviços Ofertados: Oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Oferta do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Proteção de Serviços à Comunidade (PSC) de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Público Alvo Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude; Orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da Assistência Social ou demais serviços públicos existentes no município; Oferta de informações orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Local e horário de funcionamento: O CREAS funciona 05 (cinco) dias por semana, das 08h às 17h, podendo haver alterações em seu funcionamento, mediante autorização da SEMAS, conforme a necessidade do local e em atividades complementares eventuais desenvolvidas a noite, em feriados ou finais de semana.

- CREAS SUL (Oferta os serviços PAEFI e Serviço de Medida Socioeducativa LA e PSC) - situado à Rua Joaquim Ribeiro Filho, nº 26, Bairro Vila Nova, Colatina-ES (em frente a Clínica Hidrofisio). E-mail: creaspaefi@hotmail.com – Telefone: (27) 3721-1357 / 99809-4605. Atende os bairros situados no lado sul da cidade, ou seja, próximos ao centro.

- CREAS NORTE (Oferta os Serviços PAEFI e Serviço de Medida Socioeducativa LA e PSC) – situado à Rua Virgílio Balarini, nº 210, Bairro José de Anchieta, Colatina-ES (em frente ao Hospital Santa Casa de Misericórdia). E-mail: creascolatina@gmail.com – Telefone: (27) 3721-7362 / 99901-7288. Atende os bairros situados no lado norte da cidade, ou seja, bairros situados próximo a região de São Silvano.

Canais de Atendimento: por procura espontânea, quando por livre iniciativa o usuário se dirigir à unidade; Por busca ativa, ou seja, quando ocorre a procura intencional do usuário por parte da equipe do CREAS, seja por deslocamento, utilização de outros meios, como contato telefônico ou parcerias estabelecidas com a rede de serviços do território; Por encaminhamento da rede socioassistencial, ou seja, através de outro CRAS, CREAS e unidades da proteção social especial de alta complexidade; Por encaminhamento das políticas públicas como saúde, educação, dentre outras; Por encaminhamento de órgãos da justiça e do Ministério Público. 

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CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA (CENTRO POP)

Público Alvo: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Espaço este que está disponível para que a população em situação de rua, utilizem para guarda de pertences, realização de higiene pessoal e alimentação.

Serviços Ofertados: oferta de serviços especializados para pessoas em situação de rua, através de atendimentos individuais e coletivos; Apoio e orientação para obtenção de documentação civil; Oferta de ações que incentivem a participação social das pessoas em situação de rua; Articulação, apoio e participação em programas sociais instituídos em âmbito federal, estadual ou municipal, conforme designação da Secretaria Municipal de Assistência Social; Oferta do Benefício Eventual de passagem, destinado a atender as pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social que necessitem retornar para suas cidades de origem; Mobilização e busca ativa de família extensa ou ampliada; Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; Oferta de Alimentação/autocuidados de higiene pessoal e guarda de pertences; Oferta de Espaço para Convivência; Encaminhamento ao Serviço de Abrigo de População de Rua.

Local e horário de funcionamento: o Centro Pop funciona 05 (cinco) dias por semana, das 07 às 17horas, podendo haver alterações em seu funcionamento, mediante autorização da SEMAS, conforme a necessidade do local e em atividades complementares eventuais desenvolvidas a noite, em feriados ou finais de semana.

- Centro de Referência Especializado para População em situação de Rua Germano Nauman Filho, nº 267, Centro, Colatina-ES. CEP: 29.700-030. E-mail: centropopcolatina@gmail.com – Telefone: (27) 3177-7222 / 99528-8480.

Canais de Atendimento: o serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua a qualquer momento. Podendo também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema Judiciário.

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CONSELHO TUTELAR

Público Alvo: crianças e adolescentes que forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais, responsável ou em razão de sua própria conduta.

Serviços Ofertados: atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção; Atender e aconselhar os pais ou responsáveis e aplicar medidas de proteção; Promover a execução de suas decisões; Encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente; Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; Tomar providências para que sejam cumpridas medidas aplicadas pela justiça a adolescentes infratores; Expedir notificações; Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário; Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no artigo 220 §3º, Inciso II, da Constituição Federal; Representar o Ministério Público, para efeito de ações de perda ou suspensão do poder familiar; Fiscalizar entidades de atendimento.

Local e horário de funcionamento: atendimento ininterrupto (24 horas).

- Conselho Tutelar Região Sul: Rua Álvaro Antolini, nº 188, Bairro Vila Nova, Colatina-ES. E-mail: ctcentralcolatina@yahoo.com.br – Telefone (27) 3721-1466 / 99906-6531 (Atende os bairros situados no lado sul da cidade, ou seja, próximos ao centro).

- Conselho Tutelar Região Norte: Rua Orestes Bongiovani, nº 32, Bairro São Silvano, Colatina-ES. E-mail: saosilvanoconselhotutelar@gmail.com - telefone (27) 3721-4655 / 99906-3453. (Atende os bairros situados no lado norte da cidade, ou seja, próximos à região de São Silvano).

Canais de Atendimento: através de denúncias ou de forma espontânea, por encaminhamentos de outros serviços da assistência social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema Judiciário.

CASA DOS CONSELHOS

A Casa dos Conselhos reúne em um mesmo local os Conselhos Gestores de Políticas Públicas da Assistência Social e Habitação, do Município de Colatina.

Endereço: R. Mal. Euríco Gáspar Dutra, 69 - Esplanada, Colatina - ES, 29702-150,

Telefone: (27) 3721-7995

Local e horário de atendimento: 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

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INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA – (ILP) "CASA DE REPOUSO RECANTO DA VIDA"

Público Alvo: destinado a pessoas idosas (60 anos ou mais) de ambos os sexos;

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: requisição de serviços de assistência social ou de políticas públicas setoriais, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Ministério Público ou do Poder Judiciário.

Serviços Ofertados: Acolhida e garantia de proteção integral; Construir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos; Restabelecer vínculos familiares e/ou sociais; Possibilitar a convivência comunitária; Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais; Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia; Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público; Oferta de instalações físicas em condições adequadas de habilidade, higiene, salubridade, segurança e os objetos necessários à higiene pessoal; Oferta de vestuário e alimentação suficientes e adequados.

Local e horário de funcionamento: Casa de Repouso Recando da Vida (Antigo Lar Gonçalves e Pai Abraão) – sob intervenção judicial e sob administração temporária da Prefeitura Municipal de Colatina, situada a Rua Fioravante Rossi, nº 2568, Bairro Martinelli. CEP: 29.703-360 (próximo a UNESC). E-mail: asilopaiabraao@bol.com.br – Telefone (27) 3721-3631 / 99789-0245. Período de Funcionamento: Ininterrupto (24 horas);

Canais de Atendimento: atendimento em unidade institucional com característica domiciliar que acolhe pessoas idosas com diferentes necessidades e graus de dependência. 

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SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Público Alvo: crianças e adolescentes que se encontram sob medida protetiva de abrigo, ou seja, em situação de abandono ou afastados do convívio familiar pela autoridade competente.

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: por determinação do Poder Judiciário; Por requisição do Conselho Tutelar. Nesse caso, a autoridade competente deverá ser comunicada, conforme previsto no Artigo 93 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Serviços Ofertados: oferta de atendimento personalizado, em pequenas unidades e grupos reduzidos; Oferta de ambiente de respeito e dignidade a criança e ao adolescente; Comunicar à autoridade judiciária, periodicamente, os casos em que mostre inviável ou impossível o reatamento dos vínculos familiares; Comunicar à autoridade judiciária, periodicamente, os casos em que mostre inviável ou impossível o reatamento dos vínculos familiares; Oferta de instalações físicas em condições adequadas de habilidade, higiene, salubridade e segurança e os objetos necessários à higiene pessoal; Oferta de vestuário e alimentação suficientes e adequados à faixa etária das crianças e dos adolescentes atendidos; Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demandas de políticas públicas setoriais; Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais; Propiciar escolarização e profissionalização; Propiciar atividades culturais, esportivas, de lazer, dentre outras necessárias; Propiciar assistência religiosa àqueles que desejarem, de acordo com suas crenças; Manter programas destinados ao apoio e acompanhamento dos acolhidos; Providenciar os documentos necessários ao exercício da cidadania àqueles que não os tiverem; Fortalecer vínculos comunitários e de pertencimento; Obter orientações e informações sobre acessos e direitos; Transporte para realização de diversas atividades.

Local e horário de funcionamento: CERCRIA I – Crianças e Adolescentes do sexo feminino de 0 a 17 anos e 11 meses e do sexo masculino de 0 a 11 anos e 11 meses, situado à Rua São Paulo, nº 58, bairro Marista, Colatina-ES. CEP: 29.707-110. E-mail: cercria1.col@gmail.com – Telefone: (27) 3721-2007 / 99752-7083. CERCRIA II – Adolescentes do sexo masculino de 0 a 17 anos e 11 meses, situado à Rua Orquídea, nº 32, bairro Jardim Planalto. CEP: 29.701-780. E-mail: psicossocialcercria@gmail.com – Telefone (27) 3177-7096 / 99773-2904. Período de Funcionamento: Ininterrupto (24 horas).

Canais de Atendimento: acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

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SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Público Alvo: pessoas em situação de rua.

Requisitos, documentos e informações para acessar o serviço: Serviço de acolhimento provisório com estrutura para acolher pessoas do mesmo sexo. É previsto para pessoas em situação de rua.

Serviços Ofertados: Propiciar o fortalecimento de autoestima e autocuidado; Diminuir a reincidência de pessoas em situação de rua e a exposição à violência; Oferta de Alimentação/autocuidados de higiene pessoal e guarda de pertences; Oferta de espaço de convivência.

Local e horário de funcionamento: Abrigo Pop Rua, situado à Rodovia Café Filho, s/nº, Bairro Luiz Iglesias. CEP: 29.707-365 (próximo a Estação Ferroviária). Telefone: (27) 3177-7205 / 99648-1679. Período de funcionamento: Ininterrupto (24 horas).

Canais de Atendimento: por encaminhamento do Centro Pop.