Em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é no dia 22, sexta-feira, e à Semana Nacional do Uso Consciente da Água, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), vai dar continuidade a uma série de palestras que vem realizando sobre o assunto nas escolas das redes municipal e estadual.
Na sexta-feira, a palestra vai acontecer na Escola Municipal Adwalter Ribeiro Soares, no bairro Santa Terezinha, das 9 às 11 horas. Nos dias 11 e 12 as palestras aconteceram na Escola Estadual Rubens Rangel na disciplina Eletiva “O Planeta no Limite”, para toda a Eletiva da escola em todos os turnos.
A Seduma esclarece que praticar o consumo consciente da água não significa deixar de utilizar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível e reaproveitar a água de algumas atividades, são atitudes que fazem a diferença significativa no consumo consciente.
Dados
A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Da pequena parte hídrica que é adequada para consumo humano, 12% fica no Brasil, sendo 70% dessa água doce concentrada na Bacia Amazônica. O restante está distribuído de forma desigual – o Nordeste, por exemplo, possui somente 5% das reservas brasileiras de água doce, sendo que grande parte desse volume é subterrâneo e com alto teor de sal.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 3 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água em 2025. Entre os fatores que comprometem a oferta de água potável estão o crescimento populacional, a poluição, o desmatamento, mudanças do curso natural dos rios, o desperdício e as mudanças climáticas.
Ações para uso consciente da água:
1- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao passar sabão na louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
2- Priorize banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você passa sabonete, o registro deve ser fechado. Isso permite uma economia de até 30 mil litros no ano.
3- Evite duchas de alta pressão. Elas possuem uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água – a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.
4- Organize a louça antes de lavá-la. Utilize uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxague tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.
5- Espere juntar uma quantidade de roupas suficiente para lavar. Você também pode verificar se elas realmente precisam ser lavadas – várias peças, como calças jeans, podem ser usadas mais de uma vez antes de serem lavadas.
6- No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.
7- Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.
8- Use um balde e um pano para limpar o carro.
9- Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Você pode reutilizar essa água em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessando Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Redação PMC
Foto: Leonardo Ribeiro da Costa