O combate à dengue em Colatina ganhou um reforço. Nesta sexta-feira, dia 1 de fevereiro, foi instalada a Sala de Situação das Arboviroses, que são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A Sala de Situação das Arboviroses é um grupo técnico responsável por acompanhar, monitorar, planejar e executar ações de combate à dengue em toda a cidade. A equipe é formada pela Secretaria de Saúde de Colatina, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Superintendência Estadual de Saúde e Laboratório Central.
Várias cidades do país enfrentam uma epidemia de dengue e as ações adotadas pela Sala de Situação visa controlar o número de pessoas infectadas pela doença em Colatina. O trabalho de combate inclui a capacitação das equipes, mobilização dos agentes de saúde, atenção especial com idosos e crianças, reforço na coleta de exames e divulgação de material educativo.
Para o Secretário de Saúde, Michel Barth, o combate à dengue deve ser feito pelo poder público e pelos moradores. “O trabalho da população, o empenho da população é fundamental para vencermos a dengue. Limpar os quintais., verificar onde tem água parada, verificar os ralos e verificar dentro das nossas residências. Cerca de 90% dos focos estão dentro das nossas residências”, disse o secretário.
Outra orientação é ficar atento aos sintomas e procurar a unidade de saúde mais próxima. Febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais comuns.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna / Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Equipe PMC
Imagem: PMC