Outubro, mês em que é comemorado o Dia do Professor, celebrado no dia 15. Momento para homenagear os mestres, mas também, um momento para refletir sobre educação. Muitos professores entram nas salas e ajudam os alunos a construir o conhecimento, e a pensarem o futuro que querem para si, e para o mundo. Hoje, vamos contar a história de três professores que fazem a diferença na rede municipal de Colatina. Eles representam todo nosso orgulho e admiração por essa profissão.
PROFESSOR NELSON
Nelson Luiz Andrade Junior é professor de matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Fachetti”, localizada no bairro Maria das Graças. Ele dá aula para os anos finais do ensino fundamental.
Em 2018 surgiu a oportunidade e a vontade de ser professor. “Eu tive professores maravilhosos, com isso, despertou em mim a vontade de ser professor. Quero ser capaz de inspirar outras pessoas por meio da educação, ser um diferencial na vida dos meus alunos”, lembra Nelson.
Nelson é um dos responsáveis pela criação de um trabalho que envolve memórias fotográficas. O trabalho consiste na construção do “Filme da Vida” de cada aluno. Eles trabalham com fotos que mostram momentos de suas vidas e, por meio delas, resgatam as memórias e sentimentos que foram importantes naquele instante.
“Através desse trabalho, pude fazer com que os alunos refletissem sobre a diferença entre as gerações, o passado, memórias felizes de uma infância distante. Esses momentos foram carregados de muita emoção e muita diversão”, lembra o professor. O impacto do trabalho na escola foi um sucesso, já que as outras turmas também puderam conhecer um pouco de cada estudante que participou.
PROFESSORA MERIELLY
Criatividade e didática são essenciais para chamar atenção dos alunos e fazer a diferença. Merielly da Vitória Martins Lanburghini é professora desde 2010. Para ela, ser professora é uma vocação que requer amor e dedicação. “Na sala de aula nutrimos sonhos e estimulamos mentes brilhantes”.
“Sempre tive paixão por educar crianças pequenas. Eles transmitem paz e amor a todo instante. Acredito na pureza, inocência e criatividade de nossas crianças e tenho esperança em futuro melhor para todas”, ressalta.
Merielly trabalha no Centro Educacional Infantil Municipal Padre José Bertollo, localizada no bairro Santa Terezinha, onde desenvolveu junto com outros professores o “Projeto de Leitura”. Segundo ela, as crianças abrilhantam a escola com lindos trabalhos e apresentações em parceria com as famílias.
O projeto motiva as crianças a participarem de músicas e histórias, incentiva a autonomia, pois, elas escolhem as fantasias, personagens e a música. Cada ano trabalham um tema diferente, todos contos clássicos. E claro que não poderia faltar a participação das famílias.
“Além da apresentação, levamos a temática para a sala e desenvolvemos diversas atividades. Este ano trabalhei com minha turminha o conto O Patinho Feio e a música O Patinho Colorido”, concluiu Merielly.
PROFESSORA BETHANIA
Sabe aquela pessoa que dedica sua a ensinar, e compartilham seus conhecimentos? Esses são os professores. Para a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Bethania Fadini Chieppe Giurizatto, ser professora é uma missão transformadora. “A educação é uma busca incessante de um mundo melhor, mais humano e justo. Tenho muito orgulho de ser professora”, afirma.
Além dos componentes curriculares pedagógicos, os professores ainda vinculam o trabalho à vivência do aluno, fazendo com que eles reflitam sobre a vida e gerenciar as emoções. Recentemente, Bethania, que dá aula de português, trabalhou a importância de valorizar a sua história. Cada aluno foi convidado a construir um relicário (uma caixa decorada por eles), para colocar um objeto apresentado. A caixa deveria ser guardada em um local especial da casa.
“Fizemos uma exposição dos relicários junto a uma produção textual explicativa. Apresentamos também, uma dramatização, onde trabalhamos as emoções e a transição da infância para a adolescência, valorizando cada fase da vida”, explica a professora.
AOS NOSSOS MESTRES
Formada por mais de 1.400 professores, a Rede Municipal de Ensino tem muitas histórias inspiradoras. “Temos um quadro de profissionais que não medem esforços para educar as nossas crianças e adolescentes. Parabenizo os professores que com maestria, se dedicam na missão de ensinar. Recebam todo o meu carinho e admiração”, reforça o secretário municipal de educação, Cidimar Andreatta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
Contato: (27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Redação PMC
Imagem: PMC