Máquinas de costura, linhas, agulhas e muito jeans em ação! A 2ª edição do Fashion Col entregou muita criatividade e tendência de moda com a releitura do tema central da competição “Anos 2000 – Revendo a Moda”. O evento aconteceu no Senai Colatina, entre os dias 22 e 24 de setembro e teve inscrição gratuita. Ao todo, a competição recebeu mais de 90 inscrições.
Após a abertura do evento, que contou com palestras de de profissionais de destaque da produção, fabricação e varejo de moda, os participantes entraram em uma verdadeira imersão para produção de moda, desde a escolha de tecido, elaboração do design até a elaboração do plano de negócios.
Em dois dias de produção, as sete equipes participantes criaram, do zero, looks completos que foram apresentados no último final de semana na passarela do Senai de Colatina. Além de ressignificar a moda, o evento comprovou que é possível incorporar a sustentabilidade de materiais e de ideias à confecção e, ainda, apresentar resultados incríveis.
Competição
Cada uma das sete equipes participantes foram formadas por 01 pilotista e 01 modelista. Os demais membros foram divididos, conforme afinidade, entre as categorias de Criação e Estilo, Marketing e Vendas ou como Modelo.
Para a competição, além de construir o look completo dentro da temática proposta e considerando sustentabilidade, criatividade e inclusão , eles tiveram que cumprir os seguintes desafios: utilizar peças de brechó; confeccionar a parte de baixo do look em jeans; desenvolver um modelo de negócio e apresentar a peça em desfile junto ao plano de negócios.
As criações foram avaliadas por um corpo de jurados formado por seis profissionais do mercado capixaba de moda.
Premiações
O grupo que conquistou o 1° LUGAR recebeu: troféu confeccionado pelos alunos do Senai; um vale compras para cada componente de R$350,00 nas lojas Marci Vago; 02 licenças gratuitas no software Audaces, por 6 meses + acesso a plataforma Audaces Academy; até 02 vagas de período de experiência na empresa GB Tecnologia e Sustentabilidade em Colatina, com remuneração de um salário mínimo para 6h diárias durante 60 dias; até 01 vaga de período de experiência no setor de Pilotagem da empresa Merpa em Colatina, com remuneração de um salário mínimo para 6h diárias durante dois meses (60 dias); sorteio de 10 peças coleção “On the way”, GB Tecnologia e Sustentabilidade; a equipe poderá criar um sociedade em um projeto de startup de venda de roupas com empresa GB Tecnologia e Sustentabilidade; mentoria de negócios com Bbutton; capacitação: Sustentabilidade e economia circular na indústria da moda, com Fashion Innovation Business; premiação para a modelo: Participação em uma campanha do Shopping Moda Brasil, em 2024.
Os grupos classificados em 2º e 3º colocação também receberam premiações.
1° LUGAR – GRUPO 5 – 9,86 pontos
PILOTISTA – Rita De Cássia Moreira Dias
MODELISTA – Fabiana Augustinho da Silva Lourenco
MARKETING – Kamilla Caroline Ramos Ribeiro
CRIAÇÃO E ESTILO – Kauan Salles
MODELO – Samira Vieira Teixeira de Brito
2° LUGAR – GRUPO 2 – 9,75 pontos
PILOTISTA – Joelma Silva Souza
MODELISTA – Ana Edgleice Pereira forte
MARKETING – Anderson Cleito
CRIAÇÃO E ESTILO – Franciely miler
MODELO – Manuela Neumann
3° LUGAR – GRUPO 7 – 9,51 pontos
Grupo 07
PILOTISTA – Salete Leite da Silva
MODELISTA – Cintia do Carmo Pinheiro
MARKETING – Lorena Dantas Matheus
CRIAÇÃO E ESTILO – Valentina Coffler Piumbini Castro
MODELO – Claudinéia da Conceição
GRUPO 4 – 8,87 pontos
GRUPO 3 – 8,84 pontos
GRUPO 6 – 8,69 pontos
GRUPO 1 – 7,48 pontos
Parceiros
A 2ª edição do Fashion Col foi idealizada pela Prefeitura Municipal de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Colatina) e com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina e Região (SINVESCO).
Contou com parceria das seguintes empresas e instituições: GB Tecnologia e Sustentabilidade; Santista Jeanswear; Bbutton Ventures; Marci e Allma; Matriz Sistemas; Fashion Innovation Business; Shopping Moda Brasil; Epzodium; Audaces; Ceet Vasco Coutinho; Grupo Merpa; Top Brands, Reklusa; Grupo Visual Etiquetas; Impretex Têxtil; Vilejack; Plus Delivery; Ajax Hotéis; VAV Technology; SEI Laser; Restaurante Pote Leve; Sintvest Colatina; Sinvest/ES; Sinvesco; Assedic; Sebrae; Senac e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessando Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
Contato: (27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Redação PMC
Imagem: PMC