Já passou em frente ao Polivalente de São Silvano e ficou curioso com o muro grafitado? Este é o Memorial do Centenário, um projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Colatina para homenagear os 100 anos da nossa Princesa do Norte.
A inauguração oficial do memorial foi realizada nesta terça-feira (28). O graffiti é de autoria do artista plástico Gemada, em parceria com seu irmão gêmeo, e realizado a partir de ilustrações de Loressa Campostrini, professora e autora do livro “Colorindo Colatina”.
O memorial já coleciona boas histórias desde o início da intervenção artística, com uma grande surpresa para o diretor do Polivalente, Marcelo Morello. Por um (bom) equívoco, ao invés de ser grafitado o muro em frente à escola, foi feito no muro da própria escola. “Quando me deparei com o muro sendo pichado, eu não entendi nada, pois não tinha recebido nenhum comunicado. Mas o mais engraçado é que quem encabeçou o projeto inicialmente foi o filho do Caetano Bravin (ex-diretor da escola)”, contou o diretor da escola. “Pelo peso que o Polivalente tem para Colatina, não poderia ser mesmo em outro lugar”, acrescentou o secretário de Cultura e Turismo, Adilson Vilaça.
O memorial retrata a história completa do município, desde os índios botocudos até as expressões culturais mais contemporâneas, incluindo homenagem ao artista plástico Filogônio Barbosa e à Dona Colatina, além de aspectos da arquitetura e turismo como o Cristo Redentor, Ponte Florentino Ávidos, fonte da Praça Belmiro Teixeira, Câmara Municipal, entre outros.
Estiveram presentes na inauguração o artista plástico e grafiteiro Gemada, o diretor do Polivalente de São Silvano Marcelo Morello, a professora e ilustradora Loressa Campostrini e o secretário de Cultura e Turismo de Colatina Adilson Vilaça.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino / Renato Costa Neto
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Katler Dettmann
Foto: Eduardo Candeias / Katler Dettmann