Nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, um gesto simples de amor e solidariedade que salva vidas. Uma única doação de sangue, que é insubstituível e essencial para o corpo, pode salvar até quatro pessoas.
Em Colatina, a doação pode ser realizada Hemocentro Regional do município, na Rua Cassiano Castelo, de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 15h20.
O sangue doado é utilizado no tratamento de pessoas com doenças hematológicas variadas, como doença falciforme e talassemia, além de doenças crônicas, como câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte, transplantes e para situações de urgências, emergências e calamidades.
Atualmente, no Brasil, cerca de 1,4% da população, ou 14 pessoas a cada mil habitantes, doam sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Colatina trabalham constantemente para promover a conscientização das pessoas e aumentar esse índice. Quanto mais pessoas doando melhor e maiores as chances de manter os estoques de sangue sempre em níveis seguros.
Quem pode doar?
Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para você e muito para quem precisa!
Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança ao processo. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue.
Para quem tem entre 16 e 18 anos é necessário ter consentimento dos responsáveis.
Candidatos com idades entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60.
É preciso pesar no mínimo 50kg e estar em bom estado de saúde.
O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nem fumado nas 12 horas anteriores à doação.
O candidato à doação não pode estar em jejum.
A frequência máxima admitida é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher.
O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
A doação de sangue deve ser 100% voluntária, altruísta e não remunerada (direta ou indiretamente), independentemente do parentesco.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3711-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Eduardo Candeias
Foto: Camila Storino