Colatina quase dobrou o valor da captação de recursos de doações esse ano por meio do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Em 2022 foram captados R$ 456 mil para o exercício de 2023, e neste ano, para o exercício 2024, o valor atinge R$ 880 mil.
Em 2023, um total de nove projetos de seis entidades. São ACDV (Ateliê das Artes e Mãos que Enxergam), Lar Irmã Scheila (Segurança e Habitabilidade e Energia Solar), Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente (Cuidado com a Saúde Alimentar), Lar Fabiano de Cristo/Casa de Mustafá (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Centro de Acolhimento Materno Infantil Mater Christi (O que Você Sente Importa e Conviver e Brincar para se Desenvolver) e Cáritas Diocesana/Território da Paz (A Riqueza da Saúde Alimentar).
Em 2022, foram sete projetos contemplados com os recursos do FIA, beneficiando sete entidades. Foram beneficiadas São a Cáritas/Território da Paz (Projeto Revitalizar para Frutificar), Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente (Saber Viver), Lar Irmã Scheila (Brincar e Viver), Associação Colatinense de e para Pessoas com Deficiência Visual (Caminhando, Criando e Seguindo a Canção), Lar Fabiano de Cristo/Casa de Mustafá (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Fundação Iade (Jovem Melhor) e Apae Colatina (Horta Vida Verde).
O valor arrecadado por meio da declaração do IR é resultado da contribuição do cidadão que pagaria ao Governo Federal, mas que direciona diretamente para as entidades que atuam no atendimento à promoção e proteção da criança e do adolescente. É uma forma do governo incentivar o cidadão a fazer a doação.
Segundo o secretário Municipal de Assistência Social (Semas), Michel Bertolo, a campanha que incentiva a solidariedade com as doações para o Fundo faz a diferença para as entidades que desenvolvem os projetos sociais, e muito mais ainda para quem recebe os benefícios que são repassados, as centenas de pessoas necessitadas. Mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes do valor do trabalho das instituições que recebem os recursos, com iniciativas que aperfeiçoam ou ampliam o atendimento.
Pessoas físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido para as doações realizadas durante o Ano Calendário da Declaração de Ajuste Anual, ou até 3% do imposto apurado na Declaração de Ajuste Anual para as doações efetuadas no próprio exercício até na data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto. Ou seja, elas podem doar até 6% do imposto ao longo do ano ou 3%, caso a faça durante a declaração.
Todos os anos, a Prefeitura realiza uma ampla divulgação para informar e sensibilizar os cidadãos por meio de redes sociais e site para que participem da campanha de solidariedade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna / Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Redação PMC
Foto: SECOM