Os investimentos em saúde ganharam fôlego em 2023 em Colatina. Com prioridade para a restruturação da rede de atendimento do município, foram assinadas 10 ordens de serviço para reformas e ampliação e unidades de saúde, sendo que três delas já foram concluídas e entregues à população.
Entre as entregas está Unidade de Saúde da Família (USF) de Novo Horizonte, a USF de Nossa Senhora Aparecida e a USF de São Judas Tadeu. Estão em andamento as obras das USF São Miguel, Vicente Soella, 15 de Outubro, Gordiano Guimarães, Barbados, Simonassi e de Santo Antônio.
Também já foram autorizadas as obras para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Honório Fraga e para a reforma e ampliação da UBS de Bela Vista. A UBS de São Miguel também foi entregue e já está em funcionamento.
Aliado a esses investimentos estruturantes, também está a contratação feita de equipes completas para atuarem em todas as unidades de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, psiquiatras, recepcionistas, auxiliares administrativos, dentistas, auxiliares de saúde bucal e nutricionistas. Neste ano foram também capacitados, com oferta de curso técnico, mais de 100 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Mais exames e medicamentos
Além de reestruturação dos equipamentos de saúde, a população de Colatina contou com maior oferta de consultas especializadas e exames laboratoriais e de alto custo e acesso estendido a mais medicamentos gratuitos pelo Sus.
Sem deixar os pequenos de fora dos meios de prevenção, a Secretaria de Saúde também retomou o Programa Saúde na Escola, com ações de cuidado e prevenção junto aos estudantes de 82 escolas municipais.
Menos filas e espera
Com a implementação do prontuário eletrônico em todas as Unidades de Saúde e a unificação do Sistema de Regulação de consultas e exames, a população agora conta com maior agilidade das equipes de saúde.
Foi também unificado o Sistema de Regulação de consultas e exames, deixando a fila mais ágil e de acordo com as necessidades de cada paciente.
Além disso, a USF Colúmbia implementou um modelo de atendimento baseado na livre demanda (chamado de Acesso Avançado), que será referência para as demais unidades.
Com todos esses avanços, Colatina alcançou a cobertura de 95% da população que está cadastrada e vinculada às equipes de saúde da família.
Bem estar animal
Está em implementação uma política inédita de proteção e bem-estar animal em Colatina com a construção do Centro Municipal de Bem-Estar Animal, com obra iniciada em 2022, e a revitalização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atualmente em reforma. Em conjunto, os espaços vão propiciar acolhimento, castração e adoção dos animais, de pequeno e grande porte, atendimento de saúde e ações de proteção contra maus-tratos.
Também foi ampliada a vacinação antirrábica no interior de Colatina, com maior cobertura vacinal de cães e gatos nos distritos e comunidades em relação aos anos anteriores.
Perspectiva para 2024
O investimento em infraestrutura para a saúde não deve parar em 2024 e já estão previstas para o próximo ano a construção de sete Unidades de Saúde da Família, espalhadas por todo o território, sendo: Amarílio Caiado Fraga, Centro, Ayrton Senna, Colatina Velha, Maria das Graças, Santos Dumont e São Judas Tadeu. Também deverá ser iniciada a construção da primeira unidade de Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS-i) de Colatina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
Contato: (27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Redação PMC
Imagem: PMC